Regras do Jogo

Introdução

O jogo “Crime na Floresta” é uma plataforma não-convencional, proposta pelo Greenpeace, para estimular o controle social sobre a Amazônia. Através da plataforma você pode identificar, da sua casa, fraudes e indícios de extração ilegal de madeira, alertar os órgãos competentes e exigir a conservação das florestas do país.

Hoje, a madeira ilegal tem um impacto devastador na floresta e na vida de quem depende dela. Mas ao invés de servir como fonte confiável para atestar a origem da madeira, os sistemas de licenciamento e controle brasileiros vem sendo sistematicamente fraudados, permitindo que o produto ilegal seja “lavado” e misturado com o produto legal, contaminando todo o mercado.

Em muitos casos, a fraude começa lá atrás, na primeira etapa do processo: o pedido de Plano de Manejo Florestal. Para que a fraude ocorra, são criadas “árvores fantasmas” - que não existem de verdade, apenas no papel. Esse papel é uma autorização que permite a extração de uma quantidade específica de madeira. Como essas árvores não existem no local, esse “crédito” permite que a madeira seja roubada de outros locais, como as florestas públicas não destinadas, dentro de Unidades de Conservação e Terras Indígenas, e vendidas legalmente.

Escondida sob a copa das árvores, a degradação vai avançando silenciosa pela floresta, por meio das estradas abertas para roubar as espécies mais valiosas de madeira e destruindo tudo pelo caminho: a biodiversidade, a vida dos povos da floresta e toda sua cultura e costumes. A degradação e as estradas  abrem as portas para o desmatamento e para a grilagem de terra, além de deixar a floresta mais vulnerável a incêndios e prejudicar sua capacidade de combater as mudanças climáticas.

Governos e empresas podem evitar esse desastre, investigando e criando sistemas melhores e mais transparentes de licenciamento e controle madeireiro.

E agora você pode ajudar a pressioná-los, mostrando que você também pode fazer esse controle e identificar os indícios de  fraudes e situações de risco. Ao participar do jogo você ajuda a proteger a floresta Amazônica, o maior patrimônio ambiental brasileiro, e a vida das próximas gerações.

Regras do Jogo

Para começar a jogar, o usuário precisa assinar a petição pelo fim da exploração ilegal de madeira e, em seguida, criar um perfil em nosso site. Com o login, o usuário pode acumular pontos, participar do ranking e ajudar a proteger a Amazônia.

O objetivo do jogo é avaliar possíveis irregularidades no sistema de licenciamento da madeira, através dos Planos de Manejo florestal que podem ser encontrados no mapa. Cada ponto corresponde a um plano (autorização de exploração de madeira) diferente. Esses pontos serão desbloqueadas aos poucos, conforme o usuário progride no jogo.

Para iniciar, é preciso selecionar um plano de manejo no mapa. O usuário então poderá ver a área autorizada e outros dados. As tarefas irão auxiliar a descobrir as irregularidades e outros fatores que podem elevar o grau de risco de cada um deles. Quanto maior o grau de risco, mais chances de existir uma fraude naquela autorização. A cada irregularidade descoberta, o jogador ganhará uma quantidade de pontos.

Os pontos são divididos pelas tarefas. Ou seja, aqueles planos que possuírem muitos problemas vão automaticamente converter em mais pontos para o jogador que identificá-los.

Tarefa

Objetivo

Pontuação

1

Identificar as áreas de exploração fora da área delimitada pelo plano de manejo

10 pontos

2

Identificar as áreas de exploração dentro de Terras Indígenas (dentro de um raio de 50km do plano de manejo)

15 pontos

3

Identificar as áreas de exploração dentro de Unidades de Conservação de Proteção Integral e Manejo Sustentável (dentro de um raio de 50km do plano de manejo)

15 pontos

4

Classificar os índices de densidade de qualquer uma das três espécies: Ipê, Massaranduba ou Jatobá

 
 

Classificação:

“Muito alto”

30 pontos

 

Classificação:

“Alto”

25 pontos

 

Classificação:

“Normal”

5 pontos

Cada jogador só poderá avaliar cada plano de manejo, uma única vez. Seu progresso não sofre interferência da avaliação de outros usuários.

Bônus por denúncia

Ao finalizar a avaliação de um plano de manejo que contenha muitas irregularidades, é disponibilizada para o usuário a opção de enviar um alerta sobre as possíveis fraudes aos órgãos responsáveis.

O usuário pode encaminhar uma mensagem pedindo esclarecimentos para a Secretaria do Meio Ambiente e para a Procuradoria Geral da República, cobrando providências e exercendo seu direito de cidadão frente às irregularidades descobertas.

Descrição de atividade

Pontuação

Você ganha 40 pontos extras por completar a sua investigação e realizar uma denúncia de um plano com irregularidades para a Secretaria do Meio Ambiente e a Procuradoria Geral da República.

40 pontos

Níveis

Ao longo do jogo, o usuário pode alcançar 9 níveis diferentes, de acordo com as pontuações mínimas abaixo. Cada nível tem um nome e fornece uma medalha diferente para o jogador.

Nível

Nome

Pontuação mínima

0

Semente

Concluir o tutorial

1

Raiz

100 pontos

2

Caule

250 pontos

3

Folha

500 pontos

4

Broto

1000 pontos

5

Muda

2000 pontos

6

Plantinha

3000 pontos

7

Flor

4000 pontos

8

Fruto

5000 pontos

9

Árvore

8000 pontos

Quiz

O jogador também pode ganhar mais pontos exercitando o seu conhecimento. Ao final de cada nível, ele terá de responder um quiz. A resposta correta desbloqueia uma nova fase e novos planos de manejo para serem avaliados.

O usuário pode procurar pela resposta correta em nossos blogs e relatórios, ou mesmo em outros sites de busca. Ao acertar, ele também ganha pontos extras.

Descrição de atividade

Pontuação

Responder corretamente cada questão do quiz

80  pontos

Pontos extras

Além das ações do jogo, o usuário também poderá acumular pontos extras com outras pequenas missões. Existem várias ferramentas de divulgação disponíveis que não só dão pontos, mas também ajudam a aumentar o número de defensores da floresta.

Descrição de atividade

Pontuação

Compartilhar no Facebook

10 pontos

Compartilhar no Twitter

10 pontos

Compartilhar o seu alerta

10 pontos

Medalhas

Durante o decorrer do jogo, os participantes podem conquistar “medalhas” pelo progresso nas tarefas e missões. Cada medalha desbloqueada também dá mais pontos extras.

Descrição da atividade

Nome

Pontuação Bônus

completar as informações do seu perfil

Certidão de Nascimento

10 pontos

responder corretamente 1 quiz

Sagui

15 pontos

responder corretamente 5 quiz

Bugio

30 pontos

responder corretamente 10 quiz

King Kong

50 pontos

descobrir fraudes na densidade de Ipê em 10 planos de manejo

Ipê

50 pontos

descobrir fraudes na densidade de Maçaranduba em 10 planos de manejo

Maçaranduba

50 pontos

descobrir fraudes na densidade de Jatobá em 10 planos de manejo

Jatobá

50 pontos

compartilhar a plataforma mais de 5 vezes

Açaí

20 pontos

compartilhar a plataforma mais de 10 vezes

Buriti

40 pontos

compartilhar a plataforma mais de 25 vezes

Cupuaçu

60 pontos

enviou alerta sobre 5 fraudes

Curioso

10 pontos

enviou alerta sobre 10 fraudes

Detalhista

15 pontos

enviou alerta sobre 20 fraudes

Fiscal

20 pontos

enviou alerta sobre 40 fraudes

Olho de Águia

30 pontos

enviou alerta sobre 60 fraudes

Investigador

40 pontos

enviou alerta sobre 90 fraudes

Detetive

50 pontos